Para quem não sabe o que é Bullet Journal segue uma definição: Se trata da metodologia desenvolvida por Ryder Carroll para organização de tarefas. O nome do método se relaciona aos marcadores abreviados e listados. Por exemplo:
- Opção 1
- Opção 2
- Opção 3
Ryder Carroll informou esta ideia ao público pela primeira vez no ano de 2013, atraindo atenção das principais mídias sociais, se tornando famoso nos universos corporativos. Em muitos guias o Bullet Journal é citado conforme sua sigla principal: BUJO.
Para que serve Bullet Journal?
O sistema Bullet Journal serve para que em apenas um bloco de notas você organize informações como:
- Brainstorming
- Listas de tarefas
- Lembretes
- Agendamentos
- Entre outras atividades organizacionais
BUJO é útil como sistema organizacional que ajuda você a acompanhar sua vida agitada. Simboliza um truque, o lugar físico para guardar tudo necessário com fins de fazer, lembrar ou prestar atenção. Além disso, representa a maneira prática de se manter organizado (a) no mundo cada vez mais acelerado.
É a versão impressa de uma lista de tarefas, lembretes e tudo o mais que você precisar em um só lugar. E não precisa de nenhum gadget ou dispositivo digital sofisticado. Basta apenas a caneta esferográfica e o velho caderno de papel.
Como funciona o Bullet Journal?
Adiante você acompanha os principais elementos para desenvolver um BUJO:
Índice
Primeiro ponto do seu diário. A adição de índice ajuda você a encontrar o que precisa rapidamente. Afinal, todas as informações podem parecer um desperdício se forem desordenadas e ficar difícil de localizar os dados com rapidez.
Registro rápido
Como o nome indica um registro rápido é uma maneira rápida e fácil de gravar qualquer coisa.
Muitas pessoas perdem o interesse em diários ou listas complicadas porque se tornam árduas e pesadas, em vez de úteis. Além disso, usando o registro rápido você faz um trabalho ligeiro de qualquer anotação de reunião, lançamento no diário ou lista de tarefas.
Isso envolve anotações com frases curtas e abreviações, sempre quando possível.
Logs de informações
No seu diário bullet deve conter logs ou listas para identificar o que você precisa realizar. Ryder Carroll recomenda o uso de um log futuro, um mensal e um diário.
Dessa forma, você pode ver o que precisa realizar em um nível pequeno, médio e grande. Esse sistema de registro também fornece uma maneira de acompanhar seu progresso ao longo do tempo.
Coleções
As coleções formam uma maneira de consolidar tópicos relacionados.
Portanto, você pode adicionar a coleção de livros que deseja ler, restaurantes que gostaria de experimentar ou até as metas de condicionamento físico!
Migração
A migração envolve mover tarefas incompletas para logs atuais ou futuros, a fim de as atividades permanecerem atualizadas.
Se você não concluir uma tarefa de um mês anterior basta migrá-la para seu conjunto de metas atuais ou futuras.
Um dos principais objetivos da migração é ajudar a identificar quais metas e tarefas são importantes para você realmente.
Atenção
Seu Bullet Journal pode conter qualquer informação que você desejar. Em outras palavras, o objetivo é realizar mais coisas importantes eliminando tarefas irrelevantes, continuando a trabalhar em direção àquelas que importam de verdade.
O diário BOJU é mais sobre sistema do que a respeito de conteúdos. Preencha com o que importa para você!
Dicas extras para iniciantes
Seu diário de anotações é um esquema flexível que permite acompanhar todas as coisas. Portanto, siga estas indicações para começar de modo organizado:
- Escolha seu caderno Bullet Journal e a caneta.
- Abra o caderno na primeira página e nomeie como índice.
- Escreva os números das páginas no canto inferior da folha.
- É importante que você registre entradas no índice à medida que as adiciona ao seu diário. Isso ajudará a encontrar assuntos rapidamente.
- Para as tarefas use um marcador de ponto (•)
- Os eventos devem ter um marcador de círculo aberto (o)
- As anotações exigem um hífen (-)
- Use uma estrela (*) para tarefas importantes
- Marque os trabalhos concluídos com um x
- Revise as atividades abertas
- Se a tarefa não for mais relevante marque com uma linha (_)
- Caso sua tarefa precise ser concluída nos próximos meses transforme o ponto em uma seta à esquerda (<) e a migre para o local apropriado no futuro log
- Uma vez que a tarefa precise ser concluída no mês atual use seta para a direita (>)
Por fim, finalizamos aqui nossas explicações detalhadas a respeito do Bullet Journal. Separamos outras dicas de como organizar melhor o seu tempo. Espero que tenha gostado das dicas!
Imagem destacada: wikipedia