Aproveitando uma crise do Twitter, uma nova rede social surgiu nas mídias nos últimos tempos. De origem indiana, o Koo existe desde 2020, mas só ganhou popularidade aqui no Brasil depois de Elon Musk assumir a rede rival e causar uma forte instabilidade.
Como forma de manifestar seu descontentamento com tudo o que está acontecendo, o brasileiro tratou logo de procurar um substituto à altura e, por fim, encontrou.
A origem da plataforma não foi pensando na venda do outro gigante, mas veio a calhar já estar em funcionamento bem quando tudo aconteceu.
Como surgiu o Koo
A Índia possui historicamente uma série de conflitos políticos internos, e isso não é novidade para ninguém. Acontece que, em determinado momento, a plataforma Twitter passou a dar voz para a parte oprimida da população.
Isso fez com que boa parte do mundo voltasse seus olhos para o que estava acontecendo lá, o que, logicamente, causou um grande desconforto para os políticos locais.
Em contato com o Twitter, conseguiram excluir os perfis de boa parte dos manifestantes que usavam a rede social para fazer denúncias de tudo o que estava acontecendo.
Para não terem suas vozes caladas, os indianos criaram sua própria rede social, onde não haveria risco de serem novamente bloqueados.
Como funciona a rede social
O seu funcionamento segue bastante as diretrizes da rede vizinha: o usuário publica seus pensamentos em forma de frases que ficam dispostos na sua própria timeline.
Existem também os assuntos mais comentados no dia, a possibilidade de ter amigos, visualizar as timelines deles e também fazer comentários sobre o que cada um escreve.
Dicas de uso do Koo
Como todas as redes sociais, o Koo tem algumas funcionalidades específicas que aumentam o desempenho do usuário quando conhecidas. Veja algumas das principais:
- Publicações
As publicações são principalmente feitas via escrita, que tem capacidade de até 500 caracteres. Mas o usuário ainda pode complementar com fotos ou vídeos sempre que achar importante.
Há ainda a opção de inserir enquetes, o que torna tudo ainda mais dinâmico e interativo.
- Agendamento de publicação
No maior estilo Instagram, no Koo você pode deixar uma postagem engatilhada com dia e hora marcados para ir ao ar.
Existe uma opção chamada “Koos agendados” na qual você pode organizar suas publicações por determinado período e ter mais controle sobre tudo o que vai ao ar na sua timeline.
- Interação
Como já é de se esperar em todas as redes sociais, aqui você também pode comentar, curtir e até mesmo fazer o re-Koo, que é uma espécie de compartilhamento da publicação de uma terceira pessoa.
- Mensagens
O app também conta com mensagens diretas, que ficam fora do feed de quem as envia ou recebe.
É uma espécie de chat no qual o usuário pode desenvolver uma conversa particular com outra pessoa com cadastro ativo no Koo.
Tudo isso ainda pode acontecer na sua língua mãe, com a alteração de idioma que está disponível na plataforma, tornando tudo ainda mais fácil de usufruir.
Você pode ter certeza de que esta nova rede social chegou para ficar, especialmente com tantos solavancos acontecendo dentro do Twitter.
Se você ainda não abriu a sua conta, não perca tempo e experimente a plataforma hoje mesmo.
Fonte imagens: unsplash.com