Maori é uma tribo de nativos estabelecida na Oceania, continente no qual as sociedades antigas valorizam bastante as tatuagens em termos culturais que podem significar diversas coisas diferentes.
Embora muitos nativos usem tatuagens, os grupos de Maori se destacam mais em virtude das complexidades dos desenhos e de cada traço, o que requer um tatuador muito experiente ao trabalho artístico ficar perfeito no corpo.
Mais sobre a sociedade e cultura Maori
Precisamente o povo Maori está na Nova Zelândia. Vale destacar que a Polinésia possui mais de mil ilhas com povos diferentes!
Especialistas indicam que os maoris chegaram no local por volta do século XIV, uma cultura que se desenvolveu independente, assim como grande parte das tribos polinésias.
Ou seja: Artes, costumes, linguagem e mitologias são aspectos únicos, diferentes de outros povos polinésios.
Os primeiros contatos dos europeus com a população Maori ocorreram em XVII, pacificamente no início. Desta forma ainda há elementos culturais ocidentais na população.
Mas, as disputas por terra se intensificaram de modo considerável, assim, como epidemias e convulsões sociais, resultando em uma drástica queda da população.
Atualmente há cerca de 1.000.000 de pessoas maoris, a grande parte mora na ilha, ao passo de que alguns estão espalhados em outras partes do mundo, principalmente na Austrália.
A tradição das tatuagens na cultura Maori
Diversos são os rituais para cada membro receber as tatuagens, presente nos corpos de todos maoris, sem exceção, nas diferentes partes do corpo, inclusive na face, com muitas curvas e padrões espirais.
Além da face a população masculina tem costume de usar tatuagens em nádegas, braços e coxas. Já as mulheres preferem os desenhos nos lábios e queixo, normalmente.
Tribo Maori: Técnicas selvagens para a tatoo
Se você acha que fazer uma tatuagem Maori com técnicas modernas de agulha pode ser dolorido vai se surpreender com a forma como as tribos realizam estes desenhos nos corpos.
Até hoje em dia alguns maoris usam formões e facas afiadas para tatuar, compostas por dentes de tubarão afiados e resistentes como ferro. Os martelos atingem formões sobre a pele no sentido de realizar cortes maiores!
VOCÊ VAI GOSTAR: 80+ Modelos de Tatuagens no Braço de cair o queixo
Cores da tatoo
Materiais naturais são a base para a formação de diversas cores que foram e ainda são empregadas nas tatuagens dos tribais. Com fins de obter uma consistência líquida e ao mesmo tempo suave a gordura animal é misturada com pigmentos.
Os tons claros vêm de lagartas e outros insetos, ao passo de que pigmentos pretos são fontes de madeira queimada.
Historiadores indicam que o processo doloroso da tatoo Maori tem que ser realizado em pequenas etapas para o membro da tribo aguentar a formação completa do desenho.
A utilização de formões gera sulcos na pele, de modo que se faz necessário aguardar alguns dias para curar os cortes antes de continuar a arte no corpo.
Atualmente alguns grupos da tribo ainda usam métodos mais antigos, embora a maioria dos integrantes que realiza tatuagens na face utilize armas de tatoos modernas.
Os significados das tatuagens Maori
Provavelmente você já se perguntou: “De onde saiu a ideia dos maoris tatuarem os corpos com este estilo?”.
A lenda indica que um jovem maori chamado Mataoroa se apaixonou por Niwareka, uma princesa do submundo que resolveu viver na Terra para casar com ele.
Ele maltratou Niwareka nos primeiros dias de casamento e ela resolveu voltar. Mataoroa se sentiu arrependido e seguiu em busca da amada no mundo dos mortos, ultrapassando diversos desafios intensos até chegar ao encontro com o sogro.
Impressionado com a dedicação do rapaz o pai da moça concedeu perdão e ensinou a arte de marcar o rosto de forma permanente, conhecida como “ta moko”. Ele voltou para a Terra junto de Niwareka e compartilhou os segredos da tatoo vitalícia junto com os outros membros da tribo. Nascem aí as tatoos Maori.
O posicionamento das tatuagens Maori
Cada área na face que tem uma tatuagem há um significado diferente para os maoris. Por exemplo, no centro da testa está a classificação de pessoa no grupo social.
Abaixo das sobrancelhas revela a posição ou função de trabalho, ao passo de que próximo à orelha existe o estado civil, o que também inclui os números de casamentos de cada membro.
Acima do nariz está a assinatura do tribal reconhecida pelos chefes com fins de comprar propriedades, estabelecer ordens ou assinar atos. Na mandíbula, além de mensagens paternas ou maternas também há o status de nascimento.
Reconhecimento facial
Em termos práticos, basta olhar à tatuagem facial para reconhecer toda a história de um maori. Por este motivo é importante ter cuidado ao escolher uma tatoo e dizer algo em símbolos que você não queria realmente.
Na prática as tatuagens na face com este estilo são mais indicadas às tribos Maori, não para quem apenas quer também ter um estilo do gênero tatuado no corpo. Vale a pena considerar outras colocações para evitar parecer ofensivo ou insensível.
Tatuagens Maori e os seus símbolos
Quando se trata de gênero é importante compreender os padrões de formas mais utilizadas para realizar esta manifestação artística permanente na pele humana. Em termos técnicos se pode dizer que existem dois métodos definidos: Manuah e koru.
Manuah (Tatuagem Maori)
Na tribo esta palavra significa “coração”. Tecnicamente é o contorno base ou principal de cada desenho. As linhas não são posicionadas por mera estética, mas de acordo com a jornada de vida da pessoa no passado, presente e futuro.
Koru (Tatuagem Maori)
Representa um simples espiral que significa aspectos como crescimento, harmonia e recomeço. Às vezes cada unidade representa um dos membros da família.
Mais símbolos Maori para tatuar
Outros símbolos interessantes você acompanha abaixo:
Torções duplas ou triplas
Mais relacionados com os relacionamentos de unidades representando culturas, grupos sociais ou casamentos de duas pessoas. Parecida com 8, de modo que a união é infinita, para toda a eternidade.
Tiki ou Hei-tiki
Maoris acreditam que Tiki é o primeiro ser-humano que surgiu na Terra, com cabeça inclinada e olhos grandes de humanoides.
Hei Matau
Possui um formato semelhante ao anzol, representando a forma como os tribais pescam os peixes que é a base principal da dieta deste povo. Representa saúde e prosperidade.
Pikorua
É uma torção única parecida com o número 8, numeração que significa os caminhos existentes na vida, ou, no infinito.
Manaia
Quimera que mistura cabeça de pássaro, cauda de peixe e corpo humano. Contudo, com o avanço da modernidade o manaia ganhou uma nova aparência. Mas, tal figura ainda representa a presença de um mensageiro do mundo dos morto e da Terra.
Pakati
Honra, força e coragem são atributos relacionados com este estilo de tatuagem simbólica aos guerreiros das tribos. Um padrão bastante geométrico, detalhista nos traços.
Hikuaua
Parece com um peixe cavala, abundante na costa da Nova Zelândia. A escolha remete à ideia de prosperidade.
Taratarekae
Pequenos triângulos que se projetam em linhas interligadas. Uma referência aos dentes de tubarão ou às baleias, com significado de força.
Unaunahi
Os traços são um pouco mais arredondados do que em outros trabalhos artísticos da tribo e possui uma semelhança notória às escamas de peixe. Saúde, abundância e prosperidade são alguns significados das tatuagens.
Ahu Mataroa
Representa conquista e poder em atividades esportistas, embora a tattoo também represente um novo desafio. Há valorização nas abundantes linhas retas.
Fotos de tatuagens Maori (partes do corpo)
Há uma grande diversidade de tatuagens Maori por ai. Mas a ideia por trás de cada desenho, é que cada pessoa precisa que a sua tatuagem seja pre-determinada individualmente. Confira algumas fotos que separamos para vocês:
Ficamos por aqui com as Tatuagem Maori! Espero que este artigo tenha fornecido algumas orientações à respeito das “tatuagens Maori”. Qualquer sugestão, não deixem de nos contactar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário